Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2007

Rebuçados

Debaixo da Árvore de Natal, estava entre embrulhos grandes e vistosos, um embrulhinho pequeno e menos vistoso do que os restantes.

 

Era para mim e para a minha irmã. Da "tia" Milagres. Abrimos. A surpresa foi enorme. Lá dentro estavam rebuçados caseiros, embrulhados individualmente em papel de seda.

 

Troquei um olhar com a minha irmã, e o que vimos, no olhar uma da outra, foi desilusão.

 

Os meus pais também se aperceberam do nosso olhar.

 

Depois de abrirmos todos os presentes, as perguntas habituais surgiram:

 

- Qual o presente que gostaste mais?

 

- Qual a prenda que gostaste menos?

 

Quando penso nessa noite, e por mais que me esforce, não me lembro qual foi o presente que mais gostei, nem qual o presente que a minha mana mais gostou, mas lembro-me da conversa que o meu pai teve connosco.

 

- Não gostaram do presente da "tia" Milagres?

 

As nossas cabeças abanaram em sinal negativo.

 

Então, o meu pai, sempre com a concordância da minha mãe, disse-nos isto:

 

- A "tia" Milagres, é pobre. Não tem dinheiro para andar a gastar com presentes caros.

 

- Os rebuçados foi ela que os fez para vocês. Pensou em vocês, e com todo o carinho, amizade e amor, dedicou-se a esta tarefa. Ficou em frente ao fogão de lenha, a mexer o açúcar com a água e a casca de limão, até atingir o ponto. Cortou os pedacinhos de papel de seda e colocou lá dentro os rebuçados.

 

- Queriam vocês, melhor presente?

 

Compreendemos, naquela noite, que o mais importante são os sentimentos e não os presentes.

 

Ainda hoje, sinto a desfazer-se na minha boca, um daqueles rebuçados... Tem o sabor da partilha, do verdadeiro, do amor, da amizade, do carinho, da sinceridade.

 

O que gostava de receber neste Natal?

 

A companhia daqueles que amo. Ver nos rostos deles o brilho da felicidade. Sabê-los de saúde. E, se me permitem a parte material, um pacotinho de rebuçados caseiros, feitos pela "tia" Milagres .

 

 

 

 

 

sinto-me: natalícia
música: Natal não é em Dezembro
escrito por Eusinha às 12:41

link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De Pedro de Sousa a 17 de Dezembro de 2007 às 17:01
Ola

Compreendo perfeitamente o que sentes

Desde ha muitos anos que aprendi a aceitar o que as pessoas me dão, independentemente do seu valor

Afinal quem dá, dá por amizade ou reconhecimento e dá o que pode, e eu agradeço-lhes exactamente do mesmo modo qualquer que seja o valor

Como diz o ditado... "quem dá o que pode..."

Beijinhos
De loira incompreendida a 24 de Dezembro de 2007 às 19:15
feliz natal e que o melhor de 2007 seja o pior de 2008

beijinhos
De Just Moments a 26 de Dezembro de 2007 às 16:26
Olá Amiga..

Gostaria de fazer minhas as palavras do Pedro..

O que importa é somente a intenção..
Grande lição de vida..

Um 2008 repleto de tudo de bom, como mereces..

Beijinhos Natalicios
De Just Moments a 27 de Dezembro de 2007 às 13:45
Olá Amiga..

Cheguei tarde mas não podia de te deixar estas palavras: Este foi um ano de alegrias, tristezas, realizações. Mas o mais importante é refletir sobre os acontecimentos, a jornada do dia-a-dia e, concluir ao final, que tivemos um saldo de crescimento e aprendizado. Agradeço-te Amiga..por teres feito deste ano um Ano especial para mim.. Desejo que este Natal seja o início da construção de um caminho de amor, alegria e de esperança.

Feliz Natal e Feliz Ano Novo!

Beijinhos e obrigada pelos teus miminhos todos

Comentar post

.mais sobre o meu "eu"

.pesquisar no meu cantinho

 

.Novembro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.escritos recentes

. Cansa-me o egoísmo

. Apetece-me dizer um palav...

. Bom dia! E um sorriso.

. Entre partir e ficar

. ...

. OBRIGADA, Bernardo Sasset...

. Cesária Évora - a outra f...

. Breves

. Sentir pena ou vontade de...

. Quereres

.coisas que eu já escrevi

.tags

. todas as tags

.favorito

. De dois em dois o caracol...

. Como irritar o signo de …

. O que alguém escreveu sob...

. Saudade

. Pensamento (meu) sobre o ...

. Paixão Motard

. Sinto falta

. Abraço

. Sim...

. Saudades tuas... Coimbra

blogs SAPO

.subscrever feeds